PROJETO PEDAGóGICO

EDUCAÇÃO INFANTIL

O que caracteriza o nosso trabalho no Viscondinho... Visão do aluno como ser: social, histórico, agente ativo do processo de construção do conhecimento. As atividades têm sempre um caráter lúdico, dinâmico, criativo, desafiador e interdisciplinar. Damos ênfase a interação social, autonomia, responsabilidade e curiosidade. Os conteúdos e noções são vistos como meio e não como fim da aprendizagem. Desenvolvemos temas de interesse das crianças e partem sempre do conhecimento prévio de cada aluno, buscando uma aprendizagem significativa que desperte o prazer em aprender. Predispomos, as crianças à curiosidade, criatividade e ao pensamento reflexivo para solução de situações- problema e o desenvolvimento da autonomia, possibilitando a construção de novos conhecimentos e gerando possibilidades de uma aprendizagem significativa e contextualizada.

 

ENSINO FUNDAMENTAL

O Ensino Fundamental, com nove anos de duração se constitui a formalização do processo ensino-aprendizagem.
A Proposta Pedagógica do Ensino Fundamental privilegia o saber pensar, o aprender a aprender como estratégia de desenvolvimento das habilidades e competências necessárias às exigências e desafios da modernidade, tais como:

  • O manejo crítico e criativo do conhecimento;
  • A capacidade de intervir com qualidade na realidade e no contexto em que se vive;
  • O educar para o trabalho, considerando-se a relevância do compromisso da cidadania.
  • A formação ética da competência humana;
  • A construção de si mesmo, por meio do conhecimento, como oportunidade de desenvolvimento.

 

ENSINO MÉDIO

O Ensino Médio dá ênfase as exigências e desafios do mundo contemporâneo. Têm como objetivo a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental e a compreensão da cultura em suas diferentes manifestações. A preparação dos jovens para o mundo do trabalho e das relações sociais e políticas para o desenvolvimento de competências e habilidades que possibilitem a leitura de diferentes cenários no contexto de transformação social e principalmente o aprimoramento do jovem como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.