NOTíCIAS

07 de maio de 2012

Petróleo e Camada Pré-Sal (3º Ano Ensino Médio)

Petróleo e Camada Pré-Sal

 

            Os alunos do 3º Ano do Colégio Sinodal, durante o mês de maio/2012, realizaram estudos nas aulas de Química, orientados pela professora Tatiane Fontana Oliveira, sobre Petróleo (obtenção e produtos) e a Camada Pré-Sal. Foram feitas representações práticas, através de maquetes, que explicitaram os conteúdos abordados.

            O petróleo é um recurso natural abundante, porém sua pesquisa envolve elevados custos e complexidade de estudos. É atualmente a principal fonte de energia, servindo também como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais se destacam benzinas, óleo diesel, gasolina, alcatrão, polímeros plásticos e até mesmo medicamentos. Já foi causa de muitas guerras e é a principal fonte de renda de muitos países, sobretudo no Oriente Médio. Além de gerar a gasolina que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.

            A Camada Pré-Sal é um gigantesco reservatório de petróleo e gás natural, localizado nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo (região litorânea entre os estados de Santa Catarina e o Espírito Santo). Estas reservas estão localizadas abaixo da camada de sal (que podem ter até 2 km de espessura). Portanto, se localizam de 5 a 7 mil metros abaixo do nível do mar. Estas reservas se formaram há, aproximadamente, 100 milhões de anos, a partir da decomposição de materiais orgânicos.

            Os técnicos da Petrobras ainda não conseguiram estimar a quantidade total de petróleo e gás natural contidos na Camada Pré-Sal. No Campo de Tupi, por exemplo, a estimativa é de que as reservas são de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo.

 

Confiram as fotos...