NOTíCIAS

18 de setembro de 2014

Visitação à Exposição Holocausto

O Holocausto, com toda certeza, pertence ao grupo dos mais terríveis acontecimentos da história humana. O extermínio de milhares de pessoas por prática de perseguição étnica, política e religiosa, marcou este período de tamanha atrocidade.

Nossa relação com o passado acontece a partir de diferentes maneiras, e através da interpretação das experiências vivenciadas o homem passa a refletir e determinar suas ações no cotidiano, sendo que geralmente, ao refletir sobre experiências ruins, tendemos a repudiá-las, formulando ideias e ações que impedem que um mesmo caso infortúnio volte a se repetir.

Imensas são as marcas deixadas pelo Holocausto, bem como as indiscutíveis lições que podemos obter deste período. Refletindo, sobretudo, quanto à questão do assassinato de um milhão e meio de crianças durante o Holocausto, diferentes indagações surgem na atualidade, dentre eles: “Que lições verdadeiras realmente aprendemos do Holocausto?”. “Que sociedade queremos para nossas crianças?” “Estamos cumprindo com nossas obrigações de bem estar, educação e segurança perante as crianças e adolescentes?”.

Com base nestes questionamentos, o Museu do Holocausto de Curitiba organizou a exposição “Tão somente crianças: infâncias roubadas no Holocausto”, com o objetivo de prestar homenagem às crianças e adolescentes que tiveram suas infâncias e vidas dizimadas durante o Holocausto, propondo à sociedade uma reflexão sobre a violência contra as crianças. Vale ressaltar que a exposição segue os princípios pedagógicos do próprio Museu, transmitindo histórias pessoais e lutando contra qualquer forma de discriminação, preconceito, intolerância, ódio e racismo.

Considerando a importância de abordar este assunto a fim de possibilitar o crescimento intelectual e pessoal dos alunos, professores e alunos da turma de 1º Ano do Ensino Médio do Colégio Sinodal Ibirubá visitaram, no dia 12 de setembro de 2014, a exposição citada anteriormente, que acontece no Ministério Público Estadual, em Porto Alegre.

Na visita à exposição, organizada de modo interativo e educativo, os alunos puderam ver documentos, objetos e fotos que pertenceram às vítimas do Holocausto, além de ter a oportunidade de ouvir surpreendentes relatos de sobreviventes.

Este momento, com certeza, possibilitou aos alunos refletir sobre o tema, construindo novos conhecimentos e ideais que contribuirão para a sua vida enquanto cidadãos e seres humanos.

Fotos