NOTíCIAS

08 de agosto de 2014

30º Congresso da Rede Sinodal de Educação

Durante os dias 22, 23 e 24 de julho de 2014, professores do Colégio Sinodal Ibirubá estiveram participando do 30º Congresso da Rede Sinodal de Educação, promovido pelo CEM Pastor Dohms, em Porto Alegre.

Com o tema “Escola Luterana: espaço de cuidado”, o congresso possibilitou aos participantes diferentes momentos de reflexão, diálogos e compartilhamento de experiências acerca do assunto. A programação contou com a participação de dois importantes estudiosos, o Prof. Dr. Miguel Arroyo e, também, o Prof. e Teólogo Leonardo Boff, os quais abordaram o tema “cuidado” através das respectivas conferências: “Educação Corporativa: Ética e Sustentabilidade da Unidade para a Diversidade” e “O Valor Cristão do Cuidado para as Futuras Gerações”.

Além das conferências, através do Painel “Cuidado: Diferentes Olhares”, o assunto foi discutido sob a perspectiva de diferentes profissionais: Julio Cesar Walz (Psicólogo); Pedro Savi Neto (Bacharel em Direito) e Débora Klesener Conrad (Profª e Catequista), com a mediação da Profª Drª Maria de Fátima Minetto.

Os espaços de “Compartilhamentos” e “Minicursos” proporcionaram aos professores a oportunidade de ampliar seus conhecimentos em determinadas áreas, resultando num rico momento de troca de saberes e crescimento profissional. E representando o Colégio Sinodal Ibirubá, a Professora Ana Elisa Silvestri ministrou o compartilhamento sobre o trabalho com os Jogos Boole realizado na escola, compartilhando com as demais escolas as experiências e resultados obtidos através desse material.

A fim de proporcionar a integração entre os congressistas e motivar a partilha de ideias, lançou-se um desafio sob a forma de “Trabalho de Grupo”, através do qual foram debatidas as contribuições sobre o assunto “Cuidado” trazidas pelos palestrantes e painelistas, relacionando-as com as práticas realizadas em aula.

E para abrilhantar ainda mais o Congresso, durante à noite os participantes puderam prestigiar eventos culturais como: “Pastor Dohms se apresenta” (apresentação cultural realizada pelos alunos do CEM Pastor Dohms); “Quinteto Jazz 6” com participação especial de Luis Fernando Veríssimo e, ainda, Festa de Integração no Centro Cultural 25 de julho.

Com certeza estes dias de congresso foram essencialmente importantes para a formação de educadores que tenham consciência da importância de sua prática pedagógica para que a escola seja, cada vez mais, um Espaço de Cuidado que contemple o desenvolvimento dos alunos de modo integral, contribuindo para que se constituam cidadãos com valores éticos, cristãos e solidários.