NOTíCIAS

19 de abril de 2013

Comemoração dos Povos Indígenas

        De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a Lei nº 11645, de 10 de março de 2008, que traz a obrigatoriedade da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no ensino básico, o Colégio Sinodal Ibirubá realiza atividades que fazem pensar na alteridade como algo inerente ao ser humano, que se constitui a partir do olhar do outro.

        Na Semana dos Povos Indígenas 2013, as turmas do 6º e 7º anos do ensino fundamental, após: analisarem vários textos, assistirem documentários sobre o indígena contemporâneo, fazerem pesquisas, estudar o caderno produzido pelo COMIN "Kaiowá: um povo que caminha", confeccionarem cartazes com informações referentes ao tema e angariarem vestuário para doação aos desfavorecidos da Guarita; compartilharam o aprendizado adquirido com os colegas das demais turmas através de uma dramatização com apresentação de dados e canto do rap do grupo Kaiowá Brô MC's.

        Só é possível valorizar o que se conhece. Conhecendo a diversidade cultural de nosso país, percebe-se a riqueza étnica com a qual é composta a população brasileira. Reconhecer as minorias, suas lutas e necessidades são atos de cidadania que os alunos do Colégio Sinodal Ibirubá exercem ao construir conhecimento sobre os povos indígenas.